Correio Popular Notícia




Rondônia terá Plano de Desenvolvimento Sustentável

Data da notícia: 13/09/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O Ministério da Integração Nacional irá se reunir em Ji-Paraná, na próxima quarta-feira (17/09), com gestores públicos e representantes da sociedade civil, para elaborar o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES-RO). A ação visa à formulação de ações que potencializem as diversidades existentes no Estado e auxiliem a redução das desigualdades regionais.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140913-131.jpg[/IMG] ?Além de estabelecer uma relação mais próxima com o poder público, também queremos envolver mais a sociedade civil nessa discussão. A ideia é desenvolver ações de curto (5 anos), médio (5-10 anos) e longo prazo (10-15 anos), para aumentar a competitividade das regiões rondonienses e maximizar as oportunidades de desenvolvimento?, explica o diretor de Gestão e Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Regional, João Mendes.
A ação técnica faz parte dos objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que tem o objetivo de construir um plano estratégico, composto por projetos e políticas que garantam um maior aproveitamento regional e municipal em termos econômicos, sociais e ambientais. ?Esse trabalho deve resultar não só na implementação de políticas emergenciais e compensatórias, mas em ações estruturantes que coloquem em marcha as forças do mercado, na direção da inclusão produtiva, com geração e distribuição de renda, com o uso sustentável dos recursos naturais?, revela o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Regional.
João Mendes explica ainda que é preciso fazer uma análise mais aprofundada do diagnóstico local, dentro de um plano de metas, no qual serão avaliados os índices de desempenho a serem constituídos, e estabelecer parâmetros que avaliem quantitativamente a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações e metas propostas.

DIRETRIZES - A proposição de fomentar o desenvolvimento regional deve integrar as políticas públicas, as instituições, a sociedade e a iniciativa privada. Também deve ter como referência os princípios da sustentabilidade em sua vertente social, econômica e ambiental. Neste sentido, o governo de Rondônia em parceria com Ministério da Integração Nacional deverá promover a articulação de informações estratégicas, tanto da realidade socioeconômica e ambiental, como da multiplicidade de iniciativas governamentais, privadas e sociais da região. Isso irá permitir o equacionamento integrado de um conjunto de políticas públicas no rumo do desenvolvimento regional sustentável.

Fonte:






Noticia vista 1674 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.